domingo, 3 de maio de 2009

Coro Solemnis

Como hoje fiz mais um concerto com o Solemnis, (em Almada, um encontro de coros dedicado a S. Paulo, que gostei muito de participar e assistir) pesquisei na net algumas fotos deste grupo. Assim, já vos tinha apresentado o Vox Canonica, após a pesquisa na net, encontrei fotos de um concerto que o Solemnis deu em Évora, no Convento dos Remédios, numa Oficina de Canto Gregoriano organizada pelo Eborae Musica e pela professora e amiga Idalete Giga.
Aqui fica o resumo do nosso coro:
.
.
"Constituído por elementos com larga experiência na arte do Canto Gregoriano, quer na sua vertente musical, quer na língua latina que o enforma, o Coro Solemnis tem por objectivo a divulgação do canto litúrgico por excelência, no seu estilo mais puro e o mais próximo possível do fim para que foi criado.
Fundado em 1997, o Coro Solemnis tem-se apresentado com regularidade na Igreja de Santo António, em Lisboa e tem acedido a variadíssimos convites, entre os quais da Universidade Católica de Lisboa, da Sé Patriarcal para as Catequeses Quaresmais e participou, na passagem do milénio, na celebração do Jubileu dos Artistas, no Mosteiro dos Jerónimos, além de, a convite da respectiva Embaixada, ter actuado no Dia da Santa Sé, durante a EXPO 98, momentos estes de especial significado espiritual e cultural.
O Coro Solemnis actuou, ao longo da sua existência, praticamente em todo o país, nomeadamente na Madeira, Fátima e Sesimbra, nas Jornadas de Música Sacra, em Lamego, Viseu, Évora, Setúbal, Almada, etc, a convite tanto de Entidades Oficiais, como de Igrejas, Associações e outras Entidades Privadas.
A responsabilidade artística tem estado, desde o seu início, a cargo de João Crisóstomo.
.
.
Assim, deixo também o currículo do maestro João Crisóstomo:
.
.
Desde muito jovem ligado a actividades de música coral, ingressou aos vinte e dois anos no Conservatório Nacional, onde concluiu o Curso Superior de Canto de Concerto.
Estudou Direcção Coral em 1961 e 1962 com Pierre Koelin e Michel Corboz e, mais tarde, na Escola Superior de Música de Lisboa, onde se licenciou.
Componente do Coro Gulbenkian durante cerca de trinta anos, foi, ao longo de quinze, um dos Assistentes de Direcção.
Foi professor, durante largos anos, nas classes de Formação Musical e Coro, na Escola de Música do Conservatório Nacional, de onde se aposentou em 2005.
Fundou e dirigiu o Coral Paz e Bem, de Oeiras, durante 25 anos e foi o responsável artístico, entre outros, do Coral Vértice e do Coro da Basílica da Estrela, de onde se formou o Coral Publia Hortênsia. Em 1995 foi co-fundador do Coro Solemnis, mais vocacionado para a execução do Canto Gregoriano, dirigindo também, desde 1996, o Grupo Coral do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores de Lisboa.
.
.
Para mim é uma honra estar neste grupo a dignificar o Canto Gregoriano, e estar rodeado de autênticos monstros da música portuguesa, visto a maior parte dos meu colegas serem ou terem sido efectivos do Coro Gulbenkian
A este grupo pertencem também os meus colegas e amigos do Vox, Sancho, André e (maestro) João Luís Ferreira. Pertencem também o Manuel Matos, José Luis Matos, o Manuel Carvalho, o Padre Fernando Camelo (pároco de S. Domingos de Benfica), o Araújo, o Duarte, o Nuno, o Mendonça, o João Pereira e claro, o maestro João Crisóstomo. e penso que não falta mais ninguém nesta lista..
Deixo-vos então as fotos:
Em plena acção (o Fernando, eu, o João Crisóstomo, o Araújo e o João Pereira)
O trio de solistas (Falta o Nuno) (Sancho, Duarte e João Luis, mais o Fernando que também dá uma perninha nos solistas) (chamados de scholla)

Outra foto comigo, com o Araújo, o Crisóstomo e o J. Pereira

O J. Pereira, o Mendonça, o Manuel Carvalho, o José Luís e o Manuel Matos
O meu maestro do Vox e acima de tudo, meu amigo, João Luís Ferreira (o barbas), tendo o tenor Duarte ao seu lado esquerdo
Um aspecto geral do coro Solemnis. Da Esquerda para a direita, Sancho, Duarte, João Luís, Fernando, Eu, Araújo, J. Crisóstomo (de costas), J. Pereira (tapado), Mendonça, Manuel Carvalho, José Luís e o Manuel Matos
Ficaram feitas as apresentações.
Até à próxima.

3 comentários:

eco... disse...

curiosas as vossas vestes... xD

Anónimo disse...

Sou filha de um coralista já falecido do coro Solemnis (Custódio Ferreira) e prima do João Pereira. Desde o falecimento do meu pai não tive mais contacto nenhum com o coro. Fico muito feliz por saber que estão todos bem e que o coro continua a realizar os seus excelentes concertos de música gegoriana. Pedia-lhe, se for possível, para colocar um calendário dos concertos, para poder assistir a algum este ano.
Um beijinho para todos os coralistas.
Obrigada,
Denise Ferreira

Busorganist disse...

Cara Denise, agradeço o seu comentário. Conheço João Pereira mas o seu pai já não é do meu tempo, eu entrei há menos de um ano.
Digo-lhe ainda que na barra lateral do blog está um separador que é o "próximos concertos" onde ponho informação (tento que esteja actualizada) relativa aos concertos onde vou participar ou outros que ache interessante. Os do Solemnis tal como todos os outros aparecerão lá. Além disso, tento sempre fazer um post sempre que se aproxima um concerto. Sempre que quiser visite e pode ser que apareça alguma coisa que lhe agrade :) Bem vinda e mais uma vez, obrigado!