quarta-feira, 27 de maio de 2009

Viagem ao Porto - Parte I

Na Sexta-Feira passada, como já disse, a classe de órgão do I.G.L., liderada pelo prof. António Esteireiro foi ao Porto, com o objectivo de ver o órgão da Lapa, maior órgão activo de Portugal, e o órgão da Igreja do Marquês. Entre os alunos, estava eu, o André, o João, a Beatriz, a Joana, o Barata e a Isabel, aluna da ESML. Infelizmente nem o Miguel nem o Daniel estiveram connosco, mas todos nós estivemos com eles.

A viagem começou no IC com um contratempo (além da dor de barriga que me acompanhou e fez visitar várias casas de banho na viagem)... O nosso bilhete estava errado.. Era para o comboio das 9.30 e nós estavamos no das 7.30... Medo!! Conversa com o revisor e tudo se resolveu.
Aqui uma foto da viagem no InterCidades, com o Barata e a Beatriz.

Chegamos a Porto Campanhã por volta das 11 da manhã. Eu aproveitei para tirar algumas fotos aos CP 3400 e a uma CP 0600 que estavam na estação, e avançamos para o Metro do Porto, onde comprei o "Andante", à semelhança dos nossos colegas. (Ainda experimentei o Lisboa Viva mas não dizia nada)

Fomos de Metro ate à Lapa, aqui mais uma spottagem minha ao Metro do Porto, coisa que não tenho muitas vezes hipótese de spottar, e fomos andando até à Lapa onde comemos qualquer coisa. Aqui na foto vê-se novamente o Barata, rumo à Lapa.


Aqui, a Joana e o André no café.
Na Lapa, tivemos uma palestra sobre o órgão com o professor Filipe Veríssimo, titular do Órgão da Lapa, e cada um tocou as suas peças. Eu o Langlais, o João tocou um Prelúdio de Bach, a Joana tocou também Bach, o Barata Bruhns, o André Max Reger e a Bea tocou uma peça que não sei quem é o autor, mas diria que Petr Eben.

Aqui fica uma foto de cada um a tocar.

Eu a tocar Langlais (ponho a minha foto primeiro pois fui o primeiro a tocar)
O João na sua interpretação

E o Barata, que deu um show a tocar uma peça com os sinos que o órgão tem!

Depois foi a vez da Beatriz tocar. Ela nunca tinha tocado num bicho tão grande... Bem.. nem ela nem nós.. O maior, e falo por mim, e penso que a maioria de nós, era até esta data o órgão da Sé de Lisboa.

Aqui, um trio maravilha, o João, o Filipe Veríssimo e a Joana, a interpretar Bach.

Por último, o André a interpretar o Max Reger.

Findas as nossas interpretações, foi altura de subir ao órgão. Uma escada de 15 metros em que a menor falha poderia ser mortal, pois resultaria em queda livre. Esta escada, com 2 postos intermédios, dava acesso ao interior do instrumento, e permitia uma boa visão do interior do mesmo.

Aqui a escada de subida ou descida, com a Joana a descer. De notar que ela nem a meio está.

Aqui a Joana no que eu chamei de Piso 2, que ficava sensivelmente a meio da súbida, era o segundo patamar.

Aqui está a minha visão do local onde a Joana estava à pouco. Lá em baixo, estão a Beatriz o André e a Joana.


E após atingir o topo, encontrei lá o Filipe Veríssimo e o João ambos a fazer turismo. Se houvessem autocarros, era sem dúvida um óptimo local para Spottar aquele onde o João está. De notar também que nós 3 apanhamos um belo susto, pois os nossos colegas tocaram algo com palhetas que estão aqui no topo à minha esquerda, tendo eu feito um vídeo onde após esse estrondo o João comenta "wow, conseguiram-me atordoar" ao que o Filipe responde com um alto berro e grande sotaque tripeiro "JÁ CHUEGAAAAA" XD


E daqui seguiu-se o almoço, onde numa tasquinha, ou pequeno restaurante havia costoletas grelhadas, tripas, e coisas por aí. Atenção que a Joana está-se a lamber!

1 comentário:

Joana disse...

"a Joana está se a lamber?hahaha. Foi um dia mm giro!! Gostei bué de vos ouvir tocar =)Beijinho "filhu"
***