sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Órgão Ibérico Benfica, Igreja Nossa Senhora do Amparo




Este é o órgão de tubos da igreja de Benfica, onde como disse na apresentação, eu sou organista litúrgico na missa das 10.30. Este órgão é do século XIX mas dessa data só conserva a caixa. O instrumento propriamente dito, é de mil novecentos e qualquer coisa... e este mês espera-se que o organeiro Dinarte Machado comece os trabalhos de restauração onde irá, segundo consta, receber um novo órgão, ou melhor, um órgão em segunda mão e vai ganhar uma pedaleira também... Durante as obras vamo-nos contentar com um Viscount, que sempre é melhor que dar aos pés num Harmónio...
Este órgão é composto por apenas um manual que serve um total de 10 registos, desde Bordão 16' a flautim 2', passando por um plein jeux, uma Corneta e um Trompete! (que coitadinho...tão desafinado que ele está...)
Espera-se que a conclusão da restauração ocorra daqui a 18 meses, ou seja, Abril de 2009. Pode estar desafinado, mas vou sentir muitas saudades deste órgão, que por sinal foi o primeiro órgão de tubos em que toquei, no tempo do coro das crianças, e que sempre sonhei tocar uma missa nele. Pois bem, está a fazer um ano que completei ou cumpri esse sonho.
Domingo as 10.30, primeira missa celebrada pelo padre Duarte, o novo padre da nossa paróquia!

Um grande beijo para a Rafita, e que tudo corra bem com a família, agora que se lhe junta um mano...
Um muito obrigado a ti, Suzz, por teres dado um dia de festa tão bom na 4ª feira!
Um abraço para o nosso gang, o Gang da Alagoa!

A todos os que visitam, mesmo que não comentem, um abraço!

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois é . A trompete é uma palheta que desafina com muita facilidade como todas a palhetas. Deve ser sempre afinada na vespera de um concerto ou melhor ainda no próprio dia. Esse trabalho era normalmente feito pelo organista com ferramenta apropriada. Hoje os senhores organistas chamam um organeiro para isso !!!!