quarta-feira, 8 de julho de 2009

Masterclass com Professor Daniel Roth (França)

Esta segunda feira no Porto tive a honra de juntamente com o Daniel e o André da classe de órgão do IGL participarmos em mais uma masterclass, desta feita no grande órgão da Igreja da Lapa, organizada pelo Professor e Mestre Capela da Lapa Filipe Veríssimo, e leccionada pelo organista titular da Catedral de Saint Sulpice, em Paris, o organista Daniel Roth.
Foi um momento muito bem passado, onde esteve presente além de nós, pessoal de Leiria (entre os quais o meu professor das Semanas Gregorianas e amigo João Santos), e do Porto (como o colega organista Nuno Mimoso, responsável pela Organoteca da Meloteca.com.
Quanto às peças, eu apresentei novamente a Incantation pour un jour saint do Jean Langlais, o André apresentou a Passacaglia em re menor (corrige se estiver errado) do Max Reger e o Daniel a peça Clair de Lune do Francês Louis Vierne. Ambos tivemos em grande forma, mostrando mais uma vez que o Instituto tem uma bela classe de Órgão.
Ficam aqui as fotos deste dia, quem visita o Blog da AEIGL notará que as fotografias são as mesmas, mas ninguém se lembrou de levar máquina então fiz o que pude, pois entre vídeos e fotos aos Comboios, Metro do Porto e STCP não havia bateria que aguentasse, mas tinha que fazer reportagem para a Transportes em movimento por isso foram apenas estas as fotos que consegui tirar: (Ao grupo já que transportes foram cerca de cem fotos)



O Daniel que se estreou muito bem a tocar neste que é o maior órgão do nosso país.



Vista (possível) do instrumento já referido.



Professor Daniel Roth enquanto nos respondia a algumas questões



Daniel durante o momento de lazer que se seguiu ao curso, oferecido pelo Filipe Veríssimo, e ao qual nós tivemos que abandonar mais cedo por motivos ferroviários..



O André Ferreira pensativo sobre a brilhante execução da peça que efectuou



Professor Daniel Roth e Professor Filipe Veríssimo à conversa durante o momento de convívio



A finalizar, o grupo inteiro que participou. Digamos que isto não há-de fugir muito a esta descrição, mas da esquerda para a direita, Filipe Veríssimo, a minha cabeça, um moço do Porto (não me lembro do nome, vai assim), o Tiago (penso eu) de Leiria, o André Ferreira e o Daniel meus companheiros do IGL, o Nuno Mimoso, uma moça de Leiria e um moço do Porto, o Professor Daniel Roth, a Jacinta de Leiria, um moço do Porto, o Tiago (Ferreira?) do Porto e o João Santos de Leiria.

Espero que mais masterclass como esta se repitam, e que nos possamos encontrar mais vezes.

A todos os participantes, parabéns, foi uma audição de uma qualidade fantástica...

3 comentários:

dealer disse...

É caso para dizer "brravô".

eco... disse...

oh...pena que não pude ir desta vez... :(

enfim, há-de ser pa próxima xD

Daniel disse...

Um grande dia, sem dúvida :)