sexta-feira, 17 de julho de 2009

Apresentação dos novos autocarros da Companhia CARRIS de Ferro de Lisboa

É verdade.. Esta Quinta feira foi daquele preenchidos de CARRIS e estreias.. Pela primeira vez, entrei dentro da Estação de Miraflores. Fui acompanhado do Mesquita, meu amigo motorista da 746 que me conhece desde o meu 5º ou 6º ano, e andei pelo Parque e pelas zonas permitidas a motoristas. Para a próxima, as oficinas e ponto de lavagem/abastecimento. Por razões que todos devem compreender não tirei qualquer foto no interior das instalações. Foi uma visita muito agradável, o Mesquita mostrou-me tudo o que por ali havia, e espero sinceramente voltar lá várias vezes mas já com farda vestida e pronto para ir buscar um autocarro e começar serviço

Mas como para isso ainda falta um ano, e posso ir parar a outra estação como a Musgueira, dá jeito falar dos carros que esta própria estação vai receber. A sua apresentação decorreu hoje na Praça da Figueira (1747), Praça de Londres, Campo Pequeno (1745) e Estação do Oriente (81, 1743, 1744 e 2801)

Começando pelo 81, é juntamente com o 82 o novo carro para os deficientes que se vem juntar às Sprinter já existentes, como a 91 por exemplo.
Estes carros são com motor Iveco Daily 65C18 SG com 2998 cm3 de Cilindrada, Caixa ZF agile de 6 velocidades (com possibilidade de condução com caixa manual sequencial), assente numa carroçaria Unvi Compa. Possui bandeira de LED com indicação de carreira com o número da cor da respectiva zona (não sei porque razão, visto não ser suposto fazer carreira), assim como botões STOP.

Aqui ficam algumas fotos do carro:

Vista frontal para o lado da porta


Vista do interior para a porta traseira, com o corredor para cadeiras de rodas.


Vista exterior do lado do condutor


Vista do Posto de Condução do Iveco


Vista da Traseira do Carro com a Porta de Entrada para as Cadeiras de Rodas e deficientes em geral.

Finda a apresentação do IVECO, passo para a continuação da série 1700 com o novo Volvo B7R. O modelo é o Volvo B7R LE MK3, com 290 cavalos e 7146 cm3 de cilindrada, puxado por uma Caixa Voith D864.5 de 4 velocidades, acente em carroçaria CaetanoBus CityGold 512. Possui bandeira de LED com indicação do número da carreira com a cor associada a determinada carreira, e possui rampa automática para Deficientes. Possui indicação visual e sonora das paragens e microfone do motorista para o interior e para o exterior. A cabine do motorista está protegida através de vidro anti-bala. Ao todo vêm 40 unidades desta série

Eis as fotos:


Vista frontal do lado do motorista do 1744


Interior do mesmo veículo


Posto de condução, com pormenores bastante interessantes como a "chave" de ignição e os comandos da Caixa de Velocidades


Traseira do 1744


Traseira do 1743 que também estava lá no Oriente

Dos Volvo e Iveco, ambos a Diesel, passamos para o novo MAN que herda a série dos Volvo B10L a gás (a série 1800) e ganha assim acesso a inaugurar a série 2800. Ao todo são 20 veículos, permitindo a Carris chegar aos 60 carros a Gás Natural. Esta série está afecta à estação da Musgueira fazendo recolha na estação de Cabo Ruivo pois é a única que tem depósitos de Gás.
Quanto ao carro, é um MAN 18.310 HOCL-NL CNG com 310 cavalos e 12816 cm3 de Cilindrada, com caixa automática ZF 6HP554 de 6 velocidades e assente também em Carroçaria CaetanoBus CityGold 512. O interior é em tudo semelhante ao Volvo B7R, o Posto de Condução que tive oportunidade de experimentar é muito confortável e pela primeira vez os carros da Carris possuem Câmara de Marcha-Atrás, visível através de um LCD colocado perto da consola da bandeira.

As fotos:


Vista frontal do 2801



Duas perspectivas do interior


Posto de condução do MAN (Foto gentilmente cedida por Carlos Correia)


Traseira do 2801. O exterior de ambos os carros pouco difere, apenas um ou outro acento da pintura ou pormenores pequenos, no fundo a carroçaria é exactamente a mesma.

Além destes carros, estavam presentes também o 4044 e o 2304. (o 4044 um pouco como carro de carga e simultaneamente night bus e o 2304 como bike bus)

O 2304 é um MAN 18.310 HOCL-NL a Diesel, com Caixa ZF de 6 velocidades, com carroçaria CaetanoBus CityGold 2KD que entrou ao serviço em 2004 e o 4044 é um Mercedes O405N2 também a Diesel com caixa ZF de 4 velocidades em carroçaria Camo Camus 1998. Entraram ao serviço em 1997

Eis as fotos:


Frente do MAN, que tinha bandeira de uma carreira que não pertence à sua estação


Posto de condução


Traseira do Bike Bus


4044 visto de frente


Posto de condução do Mercedes que já não tem o símbolo (foto gentilmente cedida por Carlos Correia)

Após este longo post, agradeço muito ao Carlos Correia que contribuiu para a sua construção tanto com fotos como com informação. Foi um dia para fugir a rotina, na companhia do Mesquita e agora ao fim da tarde do Carlos e do Nuno, com a TM a marcar presença na apresentação dos carros..

Bem hajam, até à proxima

1 comentário:

eco... disse...

esse primeiro não é um autocarro. é uma carrinha :P (ou tão o minibus tb é um autocarro...) hehe