quinta-feira, 26 de março de 2009

Concerto IGL

O concerto do Solemnis já foi à vida... Agora é altura de repousar, carregar baterias e anunciar mais um concerto...

Este é o concerto de Páscoa do IGL, e vai ser sem dúvida dos melhores concertos que alguma vez farei e talvez assistirei também..

O Coro Gregoriano do IGL vai ter a seu cargo duas actuações, onde irá interpretar a missa de Requiem. Neste concerto em particular, o Coro Gregoriano do IGL está um pouco dilatado pois irá contar com a presença no grupo de alunos do 2º e 3º anos da classe de Canto Gregoriano do IGL e também de alunos das classes de Canto Gregoriano da Escola Superior de Música de Lisboa. Na primeira intervenção, a abrir o concerto, far-se-á o Introito e o Gradual.

De seguida, eu terei a honra de representar a classe de órgão do IGL tocando uma peça de Jean Langlais inspirada no tema da "Lux Domine" da Vigília Pascal. Terei a honra também de voltar a usar uma grande combinação de registos pois esta peça está a maior parte do tempo escrita com dinâmica FFF.

Depois de mim, o Coro de Camara cantará o Miserere de Giacomo Allegri numa primeira intervenção, uma peça com uma intensidade muito grande que terá um quarteto de solistas membros do CCIGL também que cantarão (como o nome diz) a solo no coro alto. Os solistas são a Filipa Lancastre, a Laura Lopes, a Joana (não sei o apelido) e o Tiago Oliveira. As intervenções de Canto Gregoriano estarão a cargo do Manuel Gamito, que irá descobrir vocação para padre. É uma peça sem dúvida fantástica que julgo eu ser o ponto alto da noite.

Após o CCIGL, aparecerá em cena o Coro Grande para também fazer a primeira interpretação, que cantará o Requiem composto por Puccini. Será acompanhado ao órgão pelo nosso professor de órgão António Esteireiro e pela professora de violino Inês Barata.

Numa segunda intervenção do Coro Gregoriano, completa-se a missa de Requiem com o Ofertório e a Comunhão (não se canta o Tractus).

Finda a actuação do Coro Gregoriano do IGL, o Coro de Câmara actuará novamente, também acompanhado ao órgão pelo prof. António Esteireiro e cantará o motete "Hear my prayer, o Lord" composto para 8 vozes e também as "Funeral Senteces", ambas peças da autoria de Henry Purcell.

Para finalizar este concerto, a última actuação é novamente do Coro Grande, com uma peça de Howard Goodall "The Lord is my Shepard" (O Senhor é meu Pastor), uma peça também bonita e relativamente conhecida de uma série da BBC e do anúncio ao Iogurte "Activia" ou coisa parecida, e será também acompanhado pelo prof. António Esteireiro e pela Prof. Inês Barata.

Espero que seja um concerto muito bom, vou ter a honra de participar em quase todo o repertório, excepto na primeira actuação do Coro Gregoriano devido a questões logísticas (é difícil cantar no coro alto e descer rapidamente para sentar ao órgao, ligar registos e arrancar com a peça).

O concerto é este sábado, dia 28 de Março, às 21.30 na Sé de Lisboa, e como todos os nossos concertos terá entrada livre.

Apareçam.

1 comentário:

eco... disse...

wow...potente ! xD

Espero ke dês baile com o teu Langlais, ó Bus-tehude ! =D