quarta-feira, 9 de setembro de 2009

LVIII Semanas de Estudos Gregorianos

Já acabaram.. E já lá vão quase 2 semanas que se deu o fim.. Foi mais uma vez um curso muito agradável de frequentar, de conhecer uns novos colegas, rever outros, conhecer antigos colegas, enfim, tudo faz parte. Nesta "edição", tive a honra de ter o curso de órgão com o Telmo como colega e com uma irmã (não me lembro o nome, mas ela era muito divertida e falava "Achim"

Irmã - "Eu conhecho echa muchica, qual é?"
Margarida - "É a Serenata de Amor"
Irmã - "Ah poich, é a charanata"

Foi a comédia, ela era muito divertida. Por falar em Margarida, foi uma das colegas das semanas, mas do curso de Trompete que contou com a presença do professor Nelson Rocha com a ajuda do seu aluno e Professor da maioria dos participantes o Prof. Nuno Montez, que levou 5 alunos de Alcobaça, Em Trompete eram 7 alunos ao todo pois o Nelson Rocha levou a Sara e a Margarida idas do Conservatório de Lisboa (IGL always). E porque tenho falado em Trompetes? Porque para já, sou admirador confesso dos metais (ou não tivesse eu metais no órgão) e porque tive a honra de acompanhar a Sara numa peça de Corelli e acompanhar os 8 trompetes (7 alunos + Nuno Montez) sob a direcção do Prof. Nelson Rocha na peça Canticorum Jubilo que a grande maioria das pessoas conhece, do Haendel, num arranjo para Órgão e 4 pares de trompetes feito pelo próprio Nelson Rocha. Foi uma grande honra acompanhar a Sara em primeiro lugar, e depois, a encerrar o concerto final acompanhar os trompetes todos.
Falando em acompanhamento, e como para mim esta foi a semana de mais trabalho de sempre, acompanhei também o coro piloto, os alunos de direcção Polifónica e o coro grande na peça em que todos trabalhamos, o Loeben den Herr de Schutz. Fiz o Baixo Contínuo ao Órgão, portei-me muito bem tal como todos os participantes principalmente os solistas.
No meio de tanto trabalho, ainda houve espaço para boas histórias, como a do "o Emplastro, o menino Jesus e o Cristo em Boxers", o Concerto de Órgão e Trompete com a Rute Martins ao Electrodoméstico e o Nuno Montez ao Trompete que foi (mais) uma granda pinta, as Francesinhas e as Bifanas na feira, os carrinhos de choque na feira após o concerto final, e ao longo da semana uma grande "spottada" de Berrelhas entre outros para a Transportes em Movimento.
Finda esta semana, fui com os meus pais para o Pinhão, à beira Douro onde muito passei, muito conduzi por estradas das que mais gosto, cheias de curvinhas (ai quando lá passar com um autocarro!!!), e muita piscina e muito comboio.

Enfim, palavras para quê, ficam as fotos, algumas de qualidade não muito boa, mas servem para ilustrar o que se passou..


(Desculpem a invasão dos transportes públicos, mas neste blog também falo deles) Transdev 2715, MAN 18.400 Irizar PB que me levou num serviço Rede Expressos desde Lisboa a Viseu, com uma moça ao lado que não conhecia, mas que ao fim do primeiro dia de curso descobri que era participante.. Há cada coincidência...


Os meus dois colegas da classe de órgão do Prof. João Santos, a irmã que fez acompanhamento e o Telmo que fez aperfeiçoamento.


O espalhanço que o Carlos deu ao fazer uma roda no claustro do seminário, a imitar Parkour em que acabou metido no meio das plantas...


A primeira foto da tarde livre que para mim foi tarde ao serviço da Transportes em Movimento onde fui ver o Funicular de Viseu, que ainda não funciona, aqui no terminal da Sé, com a Igreja da Misericórdia como pano de fundo.


O União 60, um Volvo, fotografado a sair do Terminal Rodoviário de Viseu, uma autêntica relíquia ou um autêntico Chaço como preferirem...


Na sexta feira houve uma conferência sobre instrumentos antigos (cornetas, charamelas, sacabuxas entre outros) dada pelo João Mateus, e no final experimentamos alguns instrumentos, aqui eu a tocar Bombarda (só podia...).


O almoço do dia do concerto, com a alguma da malta dos 15 lugares reservados e o Prof. João Santos.


O Prof. João Santos a preparar os acompanhamentos (enquanto eu acompanhei a Sara, uma peça de tutti trompetes e o Schutz, mais a minha peça, ele acompanhou 2 coros, 7 peças de trompete solo e 1 peça de trompete tutti, mas ele é professor e é para isso é que lhe pagam eheheh =D )


O Grupo de Órgão e Trompete numa foto algo futebolística. Em cima da esquerda para a direita Nuno Montez, Telmo (Órgão), Sara, Gajo Gordo (Órgão), Margarida, Carlos (Emplastro), Paulo e Nelson Rocha; Em baixo, Fialho, Constantino e João Paulo


De toda a malta que conheci, vocês dois são as pessoas que mais pena tenho de só ter conhecido mesmo no último dia.. És um porreiro Garrido, e tu Catarina, és uma moça fantástica (Nuno, não me batas). Obrigado por tudo (vocês sabem bem porquê)


Eu com dois belos amigos. O João Santos, professor de Órgão, e o Paulo Brandão, de direcção Polifónica


Alguma da malta mais nova. Nesta altura já os Trompetes tinham seguido viagem. Aqui, da Esquerda para a direita, a Sofia (minha companheira da viagem para cima sem o saber), a Beatriz com o João "Delicioso" por cima que tem "uma formiga na barriga", a Eliana, a Sara, um gajo Gordo, a Teresa, e o MANEL JOÃO!!! A personagem mais famosa das semanas gregorianas e outra pessoa fantástica!


Terminou a semana gregoriana, fui para o Pinhão onde fotografei essencialmente autocarros da Joalto, EAVT e Rodonorte, e também 3 tipos de comboios (infelizmente não apanhei o vapor). Aqui, a 1973 CP Bombardier vinda da Cecil no Pocinho.


Unidades Triplas Diesel 0600/0650, onde fiz a Linha do Douro na cabine da 0653, uma viagem muito agradável com mais para ver do que se fosse na zona de passageiros, aqui com uma cujo número já não me recordo com uma Dresine da Refer ao lado, se não me engano a DP201.

E assim finda mais uma reportagem enorme...

Uma pequena informação particular.. Joana.. Se queres realmente que a música esteja presente na tua vida, nunca desistas, pois garanto-te que és capaz de vencer para alcançar esse objectivo. Coragem.

Até à próxima.

2 comentários:

Anónimo disse...

LOOL..bom post! Tenho alguns reparos a fazer. 1º- o episódio "irmã/serenata de amor" foi com o carlinhos, eu so assisti! FELIZMENTE! =P
2º- os trompetes são os maiores (e melhores) do mundo! 3º- sem os trompetes, nem terias tido tanto trabalho a preparar as peças. 4º- os trompetes são os mais divertidos.
5º- um dos episodios cómicos que relatas, teve um nome maior do que escreveste...era "eu, tu, o emplastro, o menino jesus, as belgas e o cristo em boxers"!este sim, foi o rir!! =P
Fica pra sempre na memória esta semana e as gargalhadas que lá deixámos!
beijiiiiiiiiiiiinhos, Margarida.

Anónimo disse...

Olha olha, o União... É um bicho engraçadinho... Até porque já tive sexo dentro dele, e em andamento! AHAHAH! =P lol
(não assino por razões bastante óbvias... mas se pensares um bocado chegas lá ;p lol )
Cumprimentos Gregorianos!