Uma pequena pausa nas férias para fazer algo de jeito. E que jeito!! Vou registar dois concertos de Órgão tocados por dois professores e simultaneamente duas pessoas que tanto gosto e admiro (e assim, ao viajar com eles tive oportunidade de spottar fora de Lisboa =) ). Sendo assim, ficam aqui os anúncios:
Concerto de Órgão por Rute Martins, na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no Barreiro, perto do terminal fluvial e ferroviário da cidade. Insere-se nas festas em Honra de Nossa Senhora de Fátima, num Órgão que foi restaurado à relativamente pouco tempo por Pedro Guimarães, e que tem umas particularidades engraçadas, visto ter apenas um manual mas ter registos de Grande Órgão e registos de Órgão de Eco, com possibilidade de acoplar os dois órgãos, e não os dois manuais visto ter apenas um... Outro aspecto interessante e que o professor e amigo João Santos achou imensa piada, é o facto de o órgão ter um puxador de registos que diz "nada"... Pois.. Não é puxador de registos, apenas serve para dar similiaridade ao órgão. Este concerto será às 21 horas e terá essencialmente Repertório Ibérico, contendo peças de Cabezon, a Batalha de 6º tom do Pedro de Araujo que toquei o ano passado nas Semanas Gregorianas (a propósito.. o pároco de lá já participou nas semanas gregorianas:D), entre outras, e peças não ibéricas como uma peça de Stanley. Será um concerto deveras interessante num órgão com um som bastante bonito, que foi doado pela Rainha D. Maria àquela Igreja.
Foto do João Santos a fotografar a Rute:
Foto da Rute durante a altura da registação:
-//-
Concerto de Órgão por João Santos, às 12.30 na Igreja Evangélica, inserido no ciclo de Concertos daquela Igreja, situada na Avenida Columbano Bordalo Pinheiro, perto da Praça de Espanha (autocarros 726, 746 da Carris (16 não se efectua aos fins de semana nos horários de Agosto), Carreiras da TST que se destinam a Praça de Espanha, Comboio Fertagus e CP Linha de Sintra na estação de Sete Rios e Metropolitano na estação Praça de Espanha). O concerto terá peças de Bach como a BWV 449, Duos e Trios também de Bach, entre outra peças, nomeadamente a central, que é uma estreia em Portugal, não me recordo o compositor, perdão, mas garanto que é de uma energia fantástica). A entrada é livre. Vai ser um concerto com bastante interessante.
Fotos do organista João Santos, durante o ensaio de registação, primeiro com a Rute a olhar atentamente para o seu trabalho, e a segunda com ele a solo enquanto a Rute escutava a ver se tudo estava nos conformes... (E está!!):
Mas a Carris agora é só greves?
Há 5 meses
Sem comentários:
Enviar um comentário