sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Ser Spotter

Esta coisa que me deu pelos transportes há muito que começou. Tudo começou na escola primária, porque o meu falecido avô tornou-se o meu companheiro de viagens. Sempre que não haviam aulas eu ligava-lhe e ele vinha da margem sul na mítica 159 dos TST, na altura Rodoviária Sul do Tejo, mítica "Praça de Espanha" da zona da charneca para Lisboa para umas passeatas de autocarro e visitas a museus, muitos museus.
Passados alguns anos, o bicho da Carris acentuou-se e, numa busca por fotografias de autocarros da Carris, devido a uma colecção que eu andava a fazer, cheguei à transportes em movimento, forum no qual me registei de imediato. Desde aí, peguei na máquina fotográfica, na altura uma Sony DSC-S80 de 4.1 MP, e fotografava autocarros, comboios e barcos. (os aviões não entravam que a máquina não tinha capacidade para tal e nunca tinha ido ao terminal de carga do aeroporto).


Foto tirada pelo Carlos Correia numa ida a Cabo Ruivo, comigo a fotografar um B10L CNG

No início, era um puto tímido, que tirava a máquina do bolso para fazer uns disparos, mas sempre com medo que alguém viesse dar nas orelhas a queixar-se ou eventualmente a chamarem-me maluquinho. Depois passei a não ter tanta vergonha e medo e comecei a fotografar mais. (E talvez melhor...) O momento grande, sem dúvida, foi na ida ao Porto, da classe de órgão do IGL onde fotografei fora da zona de Lisboa.


Eu o João e o Ricardo no Metro do Porto, não me lembro de que se riam eles..

Outro marco histórico para mim, o momento em que me tornei Moderador da TM, no dia 08 de Junho do ano passado, em que conheci a direcção da TM de que tanto me orgulho de pertencer, hoje como administrador. (Ou número 4 como gosto de referir).


Os administradores de Lisboa a nomearem-me Moderador. (O Gil era do Porto). Curiosamente esta é a actual administração em funções.

No dia 20 de Junho de 2009, houve o célebre concerto do Tony Carreira. Altura em que eu e dois colegas, o Dealer e o Nuno fomos à caça dos autocarros que estariam por cá estacionados. Foram cerca de 4 horas a fotografar mais de 100 autocarros na zona do Feira Nova da Bela Vista. Foi de longe o dia em que mais fotografei ao chegar a casa com umas 300 fotos na máquina.


Eu no posto de condução de uma DAF estacionada no local. (autorizado pelo motorista logicamente. Somos spotters não somos vândalos)

Com a TM, nasceu uma amizade com um colega da TM, o Carlos, que me deu bastantes lições sobre a ferrovia, mundo esse que descobri e passei também a adorar, e assim, numa ida a Bobadela andei pela primeira vez a fotografar em plena ferrovia, chegando a fazer um video dos mais doidos que fiz com um Alfa Pendular a passar a curtos centímetros de mim, a 200 km h. (daqueles que se pensa "ok, se morrer morri")

Eu a fazer figuras junto a um sinal de manobras na Bobadela(S6/M6 BS)

Férias no Pinhão, e mais um monte de fotos em ambiente ferroviário que deixou muitas saudades, principalmente do cheirinho do diesel e da própria ferrovia, e que marcou a minha primeira viagem na cabine de um comboio, entre Pinhão e Pocinho e vice versa.


Eu e o palito do meu irmão a aguardar a chegada de uma UTD para iniciar a spotagem naquela estação

A partir do início de Setembro, devido a problemas de saúde de um colega administrador fui promovido como referi ali em cima subindo a número 4 desta equipa.
O passo seguinte foi a aquisição da Canon SX20, de 12.1MP que me fez dar o salto nas fotos, e acrescentar o mundo aéreo ao meu mundo, mundo esse que ampliei conhecimentos também ao conhecer pessoalmente o Duarte que me levou a vários pontos de Plane Spotting na zona do Aeroporto.


Um Airbus da Lufthansa a aterrar em Lisboa

O passo seguinte foi a TM estar envolvida no projecto de modelismo ferroviário feita no museu da Carris que foi vista por centenas de pessoas ao longo de uma semana e que foi muito gratificante para nós.


pormenor de um dos módulos com um autocarro meu na paragem

A minha última spottada até hoje foi no dia 16 deste mês, acompanhado pelo Carlos e pelo Márcio Lima, membro da TM, ali na zona do Campo Grande.


Eu apanhado pelo Márcio a fotografar uma aranha no pára-brisas de um autocarro

E de hoje em diante, mais fotos vão ser tiradas por mim, talvez algumas em Espanha, nomeadamente Madrid, e, sonhando (com a venda dos CD's do Solemnis que se está a mostrar bastante positiva) Suécia e Estados Unidos, esperando cada vez fazer melhor e trabalhando num novo projecto que a Transportes em Movimento está a desenvolver que irá de certo fazer sorrir os amantes dos transportes, mas que, por motivos óbvios, não posso aqui referir por enquanto

Sendo assim, até à próxima a todos.

3 comentários:

duarte Gomes disse...

Epá meu caro! Belo post este último! Nota-se que foi escrito com gosto e, até, com um certo carinho!
Muito bom! Parabéns!

André Bravo Ferreira disse...

Belo texto Pedro, gostei! Com sentimento.

Abraço.

Pedro de Arimateia disse...

Muito bom. A dedicaçao dará sempre os seus frutos :)

Abraço!