Passados alguns anos, o bicho da Carris acentuou-se e, numa busca por fotografias de autocarros da Carris, devido a uma colecção que eu andava a fazer, cheguei à transportes em movimento, forum no qual me registei de imediato. Desde aí, peguei na máquina fotográfica, na altura uma Sony DSC-S80 de 4.1 MP, e fotografava autocarros, comboios e barcos. (os aviões não entravam que a máquina não tinha capacidade para tal e nunca tinha ido ao terminal de carga do aeroporto).

Foto tirada pelo Carlos Correia numa ida a Cabo Ruivo, comigo a fotografar um B10L CNG
No início, era um puto tímido, que tirava a máquina do bolso para fazer uns disparos, mas sempre com medo que alguém viesse dar nas orelhas a queixar-se ou eventualmente a chamarem-me maluquinho. Depois passei a não ter tanta vergonha e medo e comecei a fotografar mais. (E talvez melhor...) O momento grande, sem dúvida, foi na ida ao Porto, da classe de órgão do IGL onde fotografei fora da zona de Lisboa.

Eu o João e o Ricardo no Metro do Porto, não me lembro de que se riam eles..
Outro marco histórico para mim, o momento em que me tornei Moderador da TM, no dia 08 de Junho do ano passado, em que conheci a direcção da TM de que tanto me orgulho de pertencer, hoje como administrador. (Ou número 4 como gosto de referir).

Os administradores de Lisboa a nomearem-me Moderador. (O Gil era do Porto). Curiosamente esta é a actual administração em funções.
No dia 20 de Junho de 2009, houve o célebre concerto do Tony Carreira. Altura em que eu e dois colegas, o Dealer e o Nuno fomos à caça dos autocarros que estariam por cá estacionados. Foram cerca de 4 horas a fotografar mais de 100 autocarros na zona do Feira Nova da Bela Vista. Foi de longe o dia em que mais fotografei ao chegar a casa com umas 300 fotos na máquina.
Eu no posto de condução de uma DAF estacionada no local. (autorizado pelo motorista logicamente. Somos spotters não somos vândalos)
Com a TM, nasceu uma amizade com um colega da TM, o Carlos, que me deu bastantes lições sobre a ferrovia, mundo esse que descobri e passei também a adorar, e assim, numa ida a Bobadela andei pela primeira vez a fotografar em plena ferrovia, chegando a fazer um video dos mais doidos que fiz com um Alfa Pendular a passar a curtos centímetros de mim, a 200 km h. (daqueles que se pensa "ok, se morrer morri")

Eu a fazer figuras junto a um sinal de manobras na Bobadela(S6/M6 BS)
Férias no Pinhão, e mais um monte de fotos em ambiente ferroviário que deixou muitas saudades, principalmente do cheirinho do diesel e da própria ferrovia, e que marcou a minha primeira viagem na cabine de um comboio, entre Pinhão e Pocinho e vice versa.
Eu e o palito do meu irmão a aguardar a chegada de uma UTD para iniciar a spotagem naquela estação
A partir do início de Setembro, devido a problemas de saúde de um colega administrador fui promovido como referi ali em cima subindo a número 4 desta equipa.
O passo seguinte foi a aquisição da Canon SX20, de 12.1MP que me fez dar o salto nas fotos, e acrescentar o mundo aéreo ao meu mundo, mundo esse que ampliei conhecimentos também ao conhecer pessoalmente o Duarte que me levou a vários pontos de Plane Spotting na zona do Aeroporto.
Um Airbus da Lufthansa a aterrar em Lisboa
O passo seguinte foi a TM estar envolvida no projecto de modelismo ferroviário feita no museu da Carris que foi vista por centenas de pessoas ao longo de uma semana e que foi muito gratificante para nós.
pormenor de um dos módulos com um autocarro meu na paragem
A minha última spottada até hoje foi no dia 16 deste mês, acompanhado pelo Carlos e pelo Márcio Lima, membro da TM, ali na zona do Campo Grande.

Eu apanhado pelo Márcio a fotografar uma aranha no pára-brisas de um autocarro
E de hoje em diante, mais fotos vão ser tiradas por mim, talvez algumas em Espanha, nomeadamente Madrid, e, sonhando (com a venda dos CD's do Solemnis que se está a mostrar bastante positiva) Suécia e Estados Unidos, esperando cada vez fazer melhor e trabalhando num novo projecto que a Transportes em Movimento está a desenvolver que irá de certo fazer sorrir os amantes dos transportes, mas que, por motivos óbvios, não posso aqui referir por enquanto
Sendo assim, até à próxima a todos.